quarta-feira, 6 de junho de 2007

Questionamentos e cenário futuro


O Decreto Declaratório revogou uma série de itens dos decretos anteriores que se referiam a quem iria gerir os recursos das universidades e na autonomia de gastos. Ele aparentemente diminuiu as funções do Secretário da Educação Superior, no momento o sr. Pinotti. O ultimo artigo do Decreto Declaratório diz que deve-se promover a "busca por formas alternativas" de ampliação do ensino superior, o que pode ser visto de muitas formas. No entanto a Secretária do Ensino Superior permanece, ainda que com funções muito esvaziadas, e o Centro Paula Souza permanece separado da Unesp. Provavelmente ao longo do Governo Serra virão outros ataques mas esse parece que foi, ao menos predominantemente, detido – ou será que não foi? As perguntas que não querem calar:

-O movimento continuando usando a forma de greve tem condições objetivas de crescer e fazer com que o governo revogue os decretos formalmente? Em caso afirmativos, quais são os espaços que o movimento tem condições objetivas de crescer? Em caso negativo, qual o caminho a seguir? Quais os aspectos negativos de abandonar a greve em um espaço de tempo curto/médio e quais os negativos de continua-la nesse momento?
-O governador com o Decreto Declaratório promoveu uma série de recuos ou foi apenas uma manobra para confundir o movimento, ou mesmo um conjunto de ambos?
-Qual a posição dominante no grupo que ocupa a Usp? Eles pretendem ficar algum tempo mais para conseguir avanço nas questões locais deles ( mais moradia, reforma de prédios... ) e desocupar no curto/ médio prazo ou eles pretendem ficar ate que possivelmente, ou não, criem condições para o Paula Souza voltar a Unesp e que a Secretária de Ensino Superior seja extinta definitivamente?

CENÁRIOS FUTUROS POSSÍVEIS ( OU NÃO )

Cenário 1: O Ig e a maioria do restante do movimento julgam que o decreto declaratório é apenas uma manobra para confundir e/ou que o recuo não é significativo e permanece em greve pela extinção da secretária de ensino superior, volta do Centro Paula Souza a Unesp e suspensão do último artigo do decreto declaratório.

O que pode acontecer:

Opção 1) O Movimento consegue plenamente seus objetivos e o Governo extingue a secretária do ensino superior, o Centro Paula Souza volta a unesp e o último artigo do decreto declaratório é alterado.

O que é nescessário para que isso acontecer: O movimento de greve deve permanecer nos locais onde esta e se extender para outros segmentos afetados diretamente pelo decreto, incluindo o Centro Paula Souza, e estar em mobilização constante para pressionar o governo e agir com a população e mídia.

Opção 2) O movimento consegue parte de seus objetivos, o Governo cede algumas das medidas requisitadas pelo movimento

O que parece ser nescessario para isso acontecer: O movimento de greve deve permanecer nos locais onde esta e se extender para outros segmentos afetados diretamente pelo decreto e estar em mobilização constante para pressionar o governo e agir com a população e mídia.

Opção 3) O movimento se extende por um longo periódo e não alcança seus objetivos, saindo da greve esgotado e com pouco potencial de mobilização num cenário de tempo curto e médio.

O que parece ser nescessário para isso acontecer: O movimento de greve permanecer apenas nos locais onde já está ou avança muito pouco e/ou não consegue manter mobilização constante e agir com a população e a mídia.

Cenário 2:O Ig e a maioria do restante do movimento julgam que o decreto declaratório é apenas uma manobra para confundir e/ou que o recuo não é significativo e permanece em greve pela revogação incondicional de todos os Decretos do Serra

O que pode acontecer:

Opção 1) O governo revoga formalmente todos os decretos, o que causara profundo desgaste político a ele.

O que parece nescessário para isso acontecer: a greve teria que se extender a grande maioria dos segmentos universitarios, incluindo o Paula Souza, e ir além dela envolvendo outros amplos setores da sociedade para intensas mobilizações e manifestações massivas, greves de outros setores.

Opção 2) O movimento permanece por um longo periódo em greve e a abandonada, esgotado e sem conseguir seus objetivos.

O que parece ser nescessário para isso acontecer: a mobilização ficar restrita as universidades.

Cenário 3: O IG e a maioria dos outros movimentos opta por no médio/curto prazo abandonar a greve e/ou ocupação mas continuar agindo de outras formas para pressionar pelos pontos que não foram contemplados no decreto declaratório e busca permanecer vigilante para o próximo possível ataque.

Opção 1) O tema permanece na pauta e todas as reinvidicações extras são atendidas. Próximo ataque teria resposta mais rápida.

O que parece ser nescessário para isso acontecer: mobilização constante e que ela seja extendida para outras categórias.

Opção 2) O tema permanece na pauta e parte das reinvidicações extras são atendidas, próximo ataque teria resposta mais rápida.

O que parece ser nescessário para isso acontecer: mobilização constante e que ela seja extendida para outras categórias.

Opção 3) O tema desaparece da pauta e o próximo ataque tem resposta lenta.

O que parece ser nescessário para isso acontecer: a mobilização diminuir e não permanecer.


0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home